Translate

2007/03/23

O Top + dos Poemas de Amor







Poema de Amor
Está em tudo que penso
Está em quando imagino
Está no horizonte imenso
Está no grão pequenino

Está na ovelha que pasce
Está no rio que corre
Está em tudo que nasce
Está em tudo que morre.

Manuel Bandeira (poeta brasileiro)

Cantiga Partindo-se


Senhora, partem tão tristes
Meus olhos por vós, meu bem
Que nunca tão tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.

Tão tristes, tão saudosos,
Tão doentes da partida,
Tão cansados, tão chorosos,
Da morte mais desejosos
Cem mil vezes que da vida.
Partem tão tristes os tristes,
Tão fora de esperar bem,
Que nunca tão tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.

João Roiz de Castelo Branco


História de amor




Estava um gato à janela
Micando, por entre o craveiro,
Uma gata cor de canela
Que o vira, e sem dar por ela,
Deu em ser namoradeiro.




Olhando-os, quase feliz,
A nuvem que ia a passar,
Por não ter a quem amar
Lembrou-se do que se diz
E logo se pôs a chorar.

Vergílio Alberto Ferreira, O Livro dos Desejos, Caminho

Amor é fogo que arde sem se ver


Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem-querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente,
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade,
É servir a quem vence, o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode ser favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Amar










Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui…além…
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder

Florbela Espanca

Coisas de Amor

A tesoura bem andava
à procura de um marido.
Nunca mais o encontrava
era um tesouro escondido…

A bela bola amarela
sofria de um amor tolo:
Gostava muito de um bolo
mas ele não gostava dela…

Uma casa arredondada
casou com um caso bicudo.
Para as casas um tecto é tudo,
casam por tudo e por nada!

Pina, Manuel António, O Beco dos Gambuzinos (disco)

Casamento

Casei um cigarro
com uma cigarra,
fizeram os dois tremenda algazarra

Porque o cigarro
não sabe cantar
e a cigarra
detesta fumar.

Não digam que errei
(mania antipática!)
só cumpri a lei
que manda na gramática.

Soares, Luísa Ducla, Poemas da Mentira… e da Verdade



À minha querida mamã








Eis-me aqui em Portugal
Nas terras onde eu nasci
Por muito que goste delas
Ainda gosto mais de ti.

Fernando Pessoa

Ai, quem me dera no tempo
Em que o amar era um bem!
Ai, o amor do meu pai,
Os beijos da minha mãe!

Fernando Pessoa, Quadras


Amor

Mãe, as flores adormecem
Quando se põe o Sol!

Filha, para as adormecer
Canta o rouxinol…

Mãe, as flores acordam
Quando nasce o dia!

Filha, para as acordar
Canta a cotovia…

Mãe, gostava tanto de ser flor!
Filha, eu então seria uma ave…

Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila




Nenhum comentário: